A Escola

 

A Escola de dança Flamenca do Tablado Andaluz vem atuando desde 1991, na formação de novos bailaores e profissionais, na produção artística, no intercâmbio cultural, fomentando e incentivo o desenvolvimento da Arte Flamenca no RS.

O trabalho da família flamenca do Tablado Andaluz  ao longo destes anos é uma história de amor e dedicação a esta arte. O Tablado oferece aulas de baile, cante, palmas, cajón, assessoria a Escolas de Danças, bailarinos, atores e Academias em todo estado. Sob a direção artística de ANDRÉA FRANCO o TABLADO ANDALUZ traçou uma trajetória de pioneirismo. Em 2009, a direção da Escola de Dança ficou a cargo de PEDRO FERNÁNDEZ,  talentoso e jovem artista flamenco, que trouxe uma nova visão ao Tablado. Seu trabalho integra profundamente o baile com a música, pois Pedro reúne as qualidades de; bailaor, cantaor e percussionista. A formação dos alunos no Tablado tornou-se completa, todos os elementos do Flamenco são vivenciados nas aulas. A trajetória do  Tablado Andaluz possui a marca da qualidade, atualmente é um importante pólo de produção da Arte Flamenca e formador de novos talentos. O Tablado Andaluz hoje é reconhecido como  multiplicador desta arte no Rio Grande do Sul e se tornou referencia de Flamenco no Brasil e na Espanha.

 

Ensino 

Com a mudança, em 2011, para sua sede própria foi possível reunir a Escola de Dança, o Bar Flamenco (Tablao), as atividades Cia de Danza e da Banda FLAMENCURA. Assim, o Tablado Andaluz  proporciona aos seus alunos uma ampla vivência com a língua, costumes, culinária, música e o baile, aproximando todos aficionados ao universo da cultura flamenca. O sistema das aulas aliado à nova infraestrutura oferece; uma grade com horários flexíveis, turmas com níveis diferenciados, aulas de reforço, cante y palma e de cajón. Com ótima localização, ambiente típico e salas climatizadas o Tablado é a sua Casa Flamenca. A Andaluzia no coração de Porto Alegre !

O Flamenco é um elemento natural no dia a dia do Tablado Andaluz e foi transmitido de mãe para filho, através de gerações, assim como nas famílias flamencas da Espanha. Ambos professores possuem formação especializada em dança e flamenco e oferecem aulas dinâmicas que reúnem; técnica, história, cultura, ritmo, música.

Acreditamos que a dedicação exclusiva, a pesquisa constante, o envolvimento do aluno e o prazer de dançar e se expressar através do flamenco, são os grandes suportes para o desenvolvimento do trabalho da Escola de Danza Flamenca do TABLADO ANDALUZ. 

***Aulas especiais com Pedro Fernández: Cante y Palmas, Cajón e Laboratório de Tablao (Estrutura e Improvisação).

“Escúchelo con el oído, siéntalo con el corazón, porque cada nota, cada toque, cada baile y cada grito desgarrado encierra un sentir tan hondo y tan personal como la propia alma”.